domingo, 6 de março de 2011

Para que servem as poesias?

Sempre gostei de ler. E sempre gostei de ler poesias. Apesar de muitas vezes não entendê-las... Com o tempo, comecei a escrever... E de repente percebi que também estava escrevendo poesias! Apesar de não me considerar uma poetisa... Apenas uma pessoa que gosta de escrever e expressar os sentimentos. Aos poucos fui percebendo que isso também é poesia...

Para ler ou escrever poesias só há uma condição básica, ter sensibilidade. Não é preciso ser graduado, pós-graduado ou doutor para escrever um poema... Já conheci pessoas simples, com pouco estudo, mas capazes de formar poesias emocionantes!

Em 2010, na FLIP, tive a oportunidade de assistir a um tributo a Carlos Drummond de Andrade com leitura de Alguma Poesia, o seu primeiro livro de poesias, que completou 80 anos no ano passado. O evento contou com a participação de grandes nomes da literatura brasileira, entre eles, Ferreira Gullar. Além de relembrar antigas poesias e conhecer tantas outras, o interessante foi observar o público e a reação que a poesia causa nas pessoas... Começando por minha amiga, que foi toda empolgada, mas logo no início da apresentação, dormiu... Não sei se a poesia é tão relaxante para ela que desperta a sua imaginação ao ponto de transportá-la a um outro mundo, e, assim adormeceu, se estava cansada da viagem e apagou, ou se não consegue manter a atenção concentrada... Apesar de curiosa, achei que não deveria perguntar... rs. Outros assistiram uma parte, mas não ficaram até o final... Umas pessoas permaneceram até o fim, mas não prestaram atenção em nada, ficaram conversando o tempo todo e ainda atrapalharam quem queria ouvir... Porém, a maioria dos presentes se emocionou e se divertiu bastante, assim como eu. Outro fato que eu percebi foi em relação à faixa etária do público, bem mais alta que nas outras apresentações... O que me fez concluir que, infelizmente, os mais jovens não têm muito interesse por poesias... E notei também que havia mais mulheres que homens, apesar de também ter um número razoável. O engraçado é que no palco só havia homens recitando as poesias... E os maiores nomes da poesia brasileira são masculinos. Mas o mais preocupante foi constatar que de todas as apresentações, a poesia foi a que teve a menor procura de toda a festa! Sobraram ingressos para esta apresentação, enquanto nas outras faltaram... Voltei de Paraty me questionando sobre isso... Por que será que as pessoas não se interessam tanto por poesias como por outros seguimentos literários? Será por não entender? Por buscar explicações para tudo, muitas vezes não encontradas na poesia? Por acharem que os poetas são seres de outro planeta, que vivem fora da realidade e “viajam na maionese”? Ou por que são tão realistas que se tornam incapazes de ver poesia nas coisas simples da vida?

A poesia está em tudo, em todas as pessoas e em toda a parte, ela está na natureza, no perfume das flores, na brisa da manhã, no brilho das estrelas, na luz na Lua, nas ondas do mar... Está nas pessoas, no sorriso de uma criança, no olhar do idoso, na carinho da mãe, no abraço do pai, no beijo de amor... Quem não consegue perceber isso, não consegue compreender a serventia da poesia em nossa vida...

Lendo Mário Quintana, aprendi muito mais sobre poesias... Aprendi que “a função do poeta não é explicar-se, a função do poeta é expressar-se”, que “se um poeta consegue explicar o que quis dizer com um poema, o poema não presta” e que não devemos tentar interpretar um poema, pois “um poema já é uma interpretação”. E se o grande Quintana afirmou isso tudo, quem sou eu para discordar? Só posso assinar embaixo... rs.

Para concluir, citarei aqui as palavras de Márcio Vassallo, jornalista, escritor carioca e autor da primeira biografia do nosso grande poeta, onde ele diz em relação a Quintana, mas que eu considero em relação a qualquer texto poético, que as poesias servem “para clarear sentimento, para despertar a fantasia, para provocar inquietude, para amansar o coração, para levar a infância a sério, e, acima de tudo, para nos inspirar a realmente viver com poesia”.  

Espero que você possa ver poesia em sua vida! E também expressá-la!

Fonte do livro:
Para viver com poesia / Mário Quintana; seleção e organização Márcio Vassallo – 2ª Ed. – São Paulo: Globo, 2010.

6 comentários:

Charles Louis Kiraly disse...

O poeta, não só aquele que faz poemas, é também aquele que consome. O fato de poesia não chamar tanto a atenção se deve a uma dinâmica de silêncio que é desse momento em que vivemos em que o visual é mais importante, não podemos mais como antigamente imaginar quando haviam apenas os livros para despertar a nossa imaginação. Vivemos num país de analfabetos funcionais de muitas coisas, não somente de escrita, mas de literatura, de ética, de cultura, e por aí vamos. Falta efetivamente um resgate, um resgate de nossas raízes mais profundas. Falta um resgate de nossa história feita por poetas e poetizas que se imortalizaram. Falta educação de qualidade para o nosso povo. Falta vontade política de se divulgar, facilitar o consumo do que se escreve. Falta amor e afeição. Falta tanta coisa mas nós é que podemos fazer a diferença e sermos os pioneiros, aqueles que podem mudar, mudar o espaço, mudar os seres, mudar sendo generosos, mudar a gente e mudar o mundo... Isso não é tarefa fácil mas nós podemos mudar tudo e estamos mudando, mudando, e assim vamos seguir o nosso caminho por um mundo melhor.Valeu Lucimara

Lucimara Fernandes disse...

Obrigada, Dr. Charles!
Você falou tudo.
O que pretendemos com este Tangram das Ideias é justamente isso, mudanças!
Um grande abraço!
Lucimara

Meyre Lapido disse...

Eu hoje acordei inspirada
Mas inspirada pra que?
Para dizer pra voce Lucimara
Que a vida sem poesia... não teria razão de aer!

reginaldo rito disse...

lucimara não nos conhecemos, espero que ainda, mas parece que te conheço a tempos. muito legal continue que só assim poderei deliciar seus pensamentos.

danilo ( alma do bem ) disse...

Olá amiga, tuas observações são otimas, pois muitos vão a um evento, muitas vezes por curiosidade, outras para se aprimorar o que pensa em poesia, aqueles que vão por curiosidade, realmente não ficam, não respeitam e ficam falando sempre, e não entende, os que aprimoram, dão o exemplo de prestar a atenção, analizar cada poesia, e se emocionar no final de tudo, enfim não sou um grande leitor e muito menos leio poesias, mais expresso a poesia muitas vezes com palavras ditas e não escritas,em poucas falas mais falas de respeito e tbm admiração por quem tem o dom ou a valiosa vontade de se aprimorar ....bjs amiga

Lucimara Fernandes disse...

Oi Meyróca,
É isso aí!
Dizem que de médico e de louco todo mundo tem um pouco... Acredito que de cantor e poeta também... rs.
E se tudo isso torna a nossa vida mais alegre e mais fácil de ser vivida, então vamos explorar esses talentos... rs.
Bjs

Oi Reginaldo,
Isso que é o legal do mundo virtual, possibilitar novas amizades e a troca de ideias.
Obrigada pela participação e continue seguindo nosso blog.
Um abraço.

Oi Danilo,
É sempre bom contar com a sua participação no blog.
Quanto às poesias, não importa de que maneira ela se faça presente na sua vida, o importante é ter sensilibilidade para apreciá-la sempre que ela aparecer!
Um grande abraço e até o próximo post... rs.