domingo, 27 de março de 2011

Por que certas pessoas se incomodam tanto com as outras?

Numa semana em que estamos ouvindo tanto falar sobre bullying, depois que o garoto australiano se tornou herói na internet ao reagir e se defender do seu agressor na escola onde estuda, parei para pensar por que as pessoas se incomodam tanto com as outras, principalmente quando as outras pessoas não seguem os mesmos hábitos ou não têm o mesmo tipo físico? Por que, no geral, há tanto preconceito e resistência às diferenças? Onde está escrito que somos obrigados a seguir moda ou ter o mesmo comportamento que a maioria? Quem disse que ser tímido ou obeso é crime? Quem falou que o cabelo liso é mais bonito que o cabelo cacheado ou que a pele branca é superior, ou mais bonita, que a negra? O que há de errado em ter o seu próprio estilo de vida ou de se vestir? De onde vêm essas regras, esses padrões impostos pela sociedade? Por que situações como esta, ocorrida na Austrália, mas que acontecem todos os dias em toda parte do mundo, continuam acontecendo cada vez mais? O que faz com que essas pessoas se incomodem tanto ao ponto de agredir até mesmo fisicamente outra pessoa?

Eu nunca sofri nenhum caso de bullying, “que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, de maneira repetitiva” e “que pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho”, mas muitas vezes já me aborreci com cobranças pelo simples fato de insistir em manter os meus cabelos naturais, sem química, por não curtir usar maquiagem, por ter um estilo básico, sem me preocupar em vestir os modelos da moda, por não querer sair nos finais de semana, optando por ficar em casa descansando, lendo ou escrevendo nos meus blogs, por não ter me casado, por não planejar ter filhos, por não curtir ter animais de estimação, por gostar de viajar sozinha e até mesmo por não gostar de tomar café ou comer salada... Por que certas pessoas não conseguem respeitar a maneira de ser dos outros pelo simples fato de serem diferentes do seu jeito? Por que não acreditam que podemos ser felizes cada um a sua maneira? Por que têm essa necessidade de impor aos demais as suas ideias, os seus costumes, os seus valores, a sua filosofia de vida, a sua crença, o seu modo de pensar e até mesmo a sua religião e opção política?

Quem sofre mais com isso? O que se aborrece com as cobranças e as tentativas de explicação? Ou o incomodado que perde seu precioso tempo tentando impor seus padrões ao invés de se ocupar com a sua própria vida? O que o faz pensar que só ele está certo? Por que essas pessoas cobram mudanças das outras se elas mesmas se mostram inflexíveis para aceitar o jeito de ser do outro? Não seria mais fácil aceitar que cada um tem o seu livre arbítrio para viver como bem entende?
Até quando isso continuará acontecendo? O que podemos fazer para mudar essa situação?

Referências:
Para mais informações sobre bullying, porque ele ocorre, quais os tipos de agressões, entre outras, visite o site:

Sobre o caso australiano, de Casey Heynes, incluindo o vídeo da agressão, acesse:

5 comentários:

Christiane Tischer disse...

Oi, Lu! Penso que os agressores vêem em suas vítimas algo que lhes falta ou que não está bem administrado dentro dele. Ah, mas quem vai ter inveja do gordo? Talvez não tenha inveja do gordo, mas da doçura que ele transmite, do seu jeito risonho e amoroso, da forma aconchegante que ele se relaciona com os amigos... coisas que pessoas amargas como o buller se incomodam. Enfim, pra mim, perseguição só se justifica pela inveja. Beijocas

Lucimara Fernandes disse...

Concordo com você, Chris! Na verdade, essas pessoas não se aceitam como são, por isso se incomodam com aqueles que parecem estar bem... O problema está nelas e não no outro.
No meu caso, quando insistem que devo pintar meus cabelos... Eu não pinto porque gosto da cor natural deles... Quem pinta o seu é porque não está satisfeito com a sua aparência e quer mudá-la, pois se estivesse, também não pintaria, certo? E não vejo problema nenhum nisso! Cada um faz o que quer... Eu acho tão simples... rs.
Bjs e obrigada pela participação!

danilo ( alma do bem ) disse...

Concordo plenamente com teu blog para variar, muitas pessoas se preocupam com outras mais esquecem de se ver, se imaginar como ela mesmo, pois no fundo esta pessoa que fica so observando, so falando e criticando se vc não faz isso ou aquilo simplesmente, não se conhece nunca foi ela mesma, pois so observa e segue outras pessoas em roupas, estilos, modo de viver .....a hora que Cada ser humano olhar para si próprio e ver que pode ser o que quiser sem copiar ou tentar ser outra pessoa e tentar fazer com que sigam este jeito ...ai sim talves possa mudar um pouco a situação mais se um já fizer isso e viver sua vida já é uma vitoria ....bjs

Anônimo disse...

Oi Lú, tudo bem?
Adorei o tema: "Por que certas pessoas se incomodam tanto com as outras?"
Em minha humilde opinião, os motivos são dos mais variados, tais como: medo do que é diferente, intolerância, valores morais invertidos, transtorno de personalidade como narcisista, antissocial, etc...
Penso também, que vivemos em um mundo menos tolerante, onde falta de diálogo, amor, compreensão, compaixão estão cada vez mais escassa.
Infelizmente tive a oportunidade de vivenciar varias experiencias em relação ao racismo e assedio moral, que sofri em minha própia pele nos anos em que trabalhei para uma empresa de Jesuítas, o diretor que era um padre Jesuíta sempre fazia comentários pejorativos em relação aos Sul-americanos, pois éramos um total de três Sul-americanos trabalhando nesta empresa, em cargos diferentes, como eu fazia parte da reunião da equipe técnica e as outra não, me tocava escutar suas perolas, e claro, ele sempre finalizava dizendo que meu caso era diferente, pois eu era metade espanhola, comentário este que ouvia quase sem dar crédito, pois para mim era totalmente Surreal.

É muito triste ver, ouvir e saber que existe milhões de pessoas que acreditam que por terem nascido em determinado lugar, falar determinado idioma, ter uma cor de pele tal, um corpo mais esbelto, um poder aquisitivo melhor se sintam superior a todos os que são diferentes. No final acredito que eles sofram tanto ou mais dos que aqueles que são suas vitimas, pois devem sentir um complexo de inferioridade tão grande que somente consegue sentir se melhor tentando diminuir os demais, salvo aqueles que padecem de um transtorno de personalidade, pois aí já esbarramos em uma patologia.
Beeijos...

Lucimara Fernandes disse...

Oi Danilo!
É isso aí, acredito que é justamente por essas pessoas não se aceitarem como são que se incomodam com as outras que estão bem do jeito que são! Pena que não aceitam que o problema está nelas e não no outro, pois assim, poderiam procurar ajuda!
Obrigada por mais este comentário!
Bjs e até o próximo post! rs


Oi Mercedes!
Adorei seu comentário, pois também acredito que esses agressores acabam sofrendo mais que as suas vítimas! Mas também não podemos dizer que mem sempre isso nos afeta... se fazem isso num dia em que não estamos muito bem, acabamos chateadas, mas em algumas situações conseguimos passar ilesas e simplesmente ignorar... De qualquer maneira, é uma situação desagradável, né?
Adorei sua participação!! E daqui pra frente espero contar sempre com seus comentários! rs
Um grande beijo!