domingo, 1 de maio de 2011

Futebol, paixão nacional!

Todo o mundo, literalmente, sabe que o brasileiro é apaixonado por futebol! Não é à toa que o Pelé é considerado o Rei do Futebol, que participamos de todas as Copas do Mundo (lembrando que vencemos 5 delas), que nossos jogadores são tão valorizados e estão sempre entre os melhores do mundo, que aprendemos a torcer desde crianças e que o país todo paraliza para assistir aos jogos da Copa.

Hoje foi um dia especial no Brasil, as duas maiores torcidas do futebol ficaram felizes, primeiro a Gaviões, ao vencer o Palmeiras, no Pacaembú, conquistando assim a vaga na final do Campeonato Paulista, e depois a Rubro Negra, ao conquistar mais um título carióca.

Quem gosta de futebol, ou de qualquer outra modalidade esportiva, sabe o quanto é bom vencer um jogo e, principalmente, um campeonato, ainda mais quando esta vitória é sobre o nosso maior rival... Mas em um país como o Brasil, que é o único Penta Campeão Mundial, acostumado a ganhar muitos títulos, tanto no futebol masculino quanto no feminino, ou em modalidades como volei, F-1, natação, tênis, entre outras, não podemos aceitar que a rivalidade entre os times, saiam dos campos para as ruas, causando violência, quebra-quebra e, muitas vezes, até morte.

Comemorar e tirar um sarro dos colegas faz parte, mas isso deve ser feito de maneira amigável e divertida, sem agressão, verbal ou física. Esporte deve ser motivo de união!

Merecidamente, em breve, sediaremos, mais uma vez, a Copa do Mundo, por isso, precisamos desde já, nos preparar para esta grande festa! Além da construção e reforma dos estádios, da preparação da rede hoteleira, de toda infra-estrutura turística e de segurança pública, antes de mais nada, é preciso ter consciência da responsabilidade que todos nós brasileiros devemos ter ao receber um evento deste porte, lembrando que cada torcedor deverá agir como um verdadeiro relações públicas, recebendo os turístas da melhor maneira possível, respeitando a torcida e a nacionalidade de cada um, dando um exemplo de cidadania e mostrando porque somos campeões!

3 comentários:

Karina Lapido disse...

Oi Lu... não ligo para futebol e acho exagerada a reação dos torcedores quando seu time perde. Façam gol ou levem uma goleada, os jogadores continuam recebendo seus salários, patrocínios e a vida de nenhum deles acaba porque seu time perdeu. Para os torcedores, no entanto, parece o fim do mundo. Nem fidelidade ao time eles têm.
Em relação a sediar a Copa do Mundo, acho uma pena um país que precisa de investimentos em tantos campos, ter que investir, justamente, em campos de futebol. Estranho como nessa hora o dinheiro aparece... Talvez se eu sentisse alguma coisa por futebol, minha opinião seria diferente, mas, por hora, lamento!

Lucimara Fernandes disse...

Entendo sua opinião, Ká... Mas você faz parte da minoria deste país que não liga para futebol.
Eu só acho exagerada a violência entre as torcidas e os problemas que isso gera. Mas a paixão pelo esporte eu acho o máximo! Até mesmo porque eu adoro assistir jogo e torcer pelo meu time e pela seleção brasileira. Por isso acho muito legal sediarmos a próxima Copa.
Quanto ao investimentos, são necessários. E não podemos esquecer o faturamento que o evento vai gerar ao país...
Agora, quanto às demais áreas que necessitam de investimento, eu concordo, mas isso não tem nada a ver com a Copa, são problemas que já existem e que, infelizmente, não deixarão de exister, tendo ou não a Copa do Mundo aqui.
bjs

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Lu acho legal esse seu entusiasmo de sempre... porém, concordo com a Karina, independente de gostar ou não de futebol ou qualquer outro esporte, nosso país precisa e muito de investimentos em áreas básicas.... o retorno financeiro ficará na sua grande parte na mão da iniciativa privada. E nossos problemas continuarão sim, com ou sem copa, porque infelizmente nossos governantes não priorizam a qualidade de vida da população e sim preferem patrocinar grandes circos para angariar votos e apareder na midia. E o nosso futebol não é mais o melhor do mundo há muito tempo. Mas a torcida é válida, os investimentos também o seriam se não precisássemos de tantos outros investimentos. Beijos.. E me pergunto que país é esse do seu post...