domingo, 3 de julho de 2011

1ª FLIT - Feira Literária Infantil de Taubaté

É com grande satisfação que vejo a minha cidade entrar para o rol de eventos literários com a realização da FLIT. Sabemos que esta feira foi criada em decorrência ao título que Taubaté recebeu este ano, de Capital Nacional da Literatura Infantil, em homenagem ao nosso mais ilustre conterrâneo, Monteiro Lobato, e só por isso, já o considero merecido. Porém, acredito que ao dizer “um país se faz com homens e livros”, Lobato não se referiu apenas ao seu pensamento, mas sim, procurou incentivar o surgimento de novos escritores, mostrar aos demais, já consolidados, a importância de continuarem publicando seus livros, e a todos, que apreciam uma boa leitura, a necessidade de ensinar aos seus filhos o hábito e o prazer de ler. Eu, particularmente, considero esta frase, de Lobato, como um incentivo ao desenvolvimento cultural e ao crescimento do país em geral, pois só através da educação é possível que isso aconteça. E sem livros não há educação!

Por tudo isso, devemos agradecer ao Lobato por sua iniciativa, suas obras e seus exemplos, que tanto contribuíram para transformar o nosso país!  Pelo menos quando nos referimos à publicação de livros e ao desenvolvimento das editoras no país, sem citar o restante da sua trajetória, o que merece outro post. Mas, além disso, reconhecido o trabalho de Monteiro Lobato, devemos valorizar também o surgimento de novos escritores, como Teca Bendini, autora do livro “Marcel, o Peixinho Voador” e Karina Aldrighis, que escreveu “Ninho de Borboletas”, escritoras locais, que estão participando da FLIT e divulgando seus livros, de literatura infantil,

Desejo que este evento seja propulsor de novos escritores e também de novos projetos, como “Semeando Escritores... Colhendo Autores”, realizado pela Editora Casa Cultura, que vem incentivando a escrita nas crianças e nos jovens, através de parcerias com escolas da região.

A feira começou na quinta-feira, dia 30/06/11, e apesar da minha falta de tempo estive presente todos os dias e, do pouco que vi nos primeiros dias, gostei! Na quinta, tive a oportunidade de assistir duas apresentações, Leitura Dramática do Livro “O Presidente Negro”, com o Projeto Templo das Musas-Teatro e Literatura, e a palestra “O Eu Contraditório de Lobato”, com o professor Carlos Roberto Rodrigues, ambas excelentes.

No segundo dia, tive a honra de participar, como convidada, do sarau com a União Brasileira de Trovadores, apresentado pelo atual presidente desta associação, Luiz Antonio Cardoso. 

Já no terceiro dia, estive presente desde as 16h e fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que encontrei ao chegar, o estacionamento estava lotado e as oficinas infantis, que ocorreram no pátio, também. Porém, nos stands e no palco principal havia poucas pessoas, apesar da excelente qualidade da apresentação de chorinho, do grupo Subaco de Cobra, da Escola Fêgo Camargo, que merecia uma plateia maior.

Neste domingo, penúltimo dia da feira, estive presente desde cedo, prestigiando a participação de Teca Bendini e das demais apresentações, como do Quinteto de Metais, da Escola Fêgo Camargo, a Contação de Estórias, com Du Lourenço, e a palestra do professor Cristiano José Pereira sobre os pontos em comum entre o Jeca Tatu e o personagem Nunes, do conto “A vingança da Peroba”, de Monteiro Lobato, todas muito boas!

E na segunda-feira, último dia do evento, estarei participando a partir das 17h, do sarau a ser apresentado pelo Movimento Poetas do Vale! Se você também curte poesias e boas leituras, compareça! Reúna sua família e amigos e participe do encerramento deste evento.

Eu, como mera apreciadora de eventos culturais e otimista por natureza, considero a realização da FLIT como um grande acontecimento para o nosso município! Mas não posso deixar de dizer que em alguns aspectos o evento deixou muito a desejar...  Infelizmente a feira aconteceu num momento conturbado da política municipal, o que, com certeza, prejudicou a organização do evento. Mas apesar dos escândalos em que o nosso prefeito se envolveu, ao realizar a FLIT ele acertou. Este é apenas o primeiro ano, espero que nos próximos haja mais investimentos, organização, divulgação e participação da comunidade, pois é de fundamental importância que o povo prestigie a sua cidade. É fácil criticar os políticos e dizer que ninguém faz nada, mas quando faz, quase ninguém aparece, como pude constatar nesses dias...

Parabéns à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Turismo e Cultura pela iniciativa, a todos os trabalhadores que realizaram o evento e a todos os visitantes que prestigiaram a 1ª FLIT – Feira Literária Infantil de Taubaté!

6 comentários:

Karina Aldrighis disse...

Oi Lucimara, adorei a sua crítica literária! Vou publicar no meu Blog, ok? bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Karina!!
Obrigada, pode publicar sim!
Bjs

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Lu acho a iniciativa válida e necessária. Independente da organização, dos erros e acertos, o importante é que a FLIT aconteceu... E tenho certeza que a próxima será mais organizada e divulgada. Parabéns a todos que passaram por lá e fizeram parte desse evento. Parabéns a você que acompanhou tudo de perto. Beijos

Lucimara Fernandes disse...

Oi Ale, com certeza!! Também acredito que o próximo ano será muito melhor!!! E espero poder participar mais ativamente ainda... rs. Conto com você nessa!! Obrigada pela parceria! bjs

Anônimo disse...

Lú estou orgulhosa de ser sua amiga. Você fez uma excelente cobertura de um evento que diz respeito a nós os apaixonados por literatura. Um evento que ainda vai crescer muito em parte porque pessoas iguais a você estarão colaborando prá que isso aconteça. Tenho que te agradecer demais por tanto carinho demonstrado. Tomara que eu não te perca nunca. Deus te abençoe sempre!!!! Teresa

Lucimara Fernandes disse...

Oi Teresa!!
Muito obrigada, minha querida! Pode ter certeza que jamais nos perderemos, nossa amizade já está mais que consolidada!! rs.
Quanto a colaborar com o evento, acho que é uma obrigação de todos nós, apreciadores da boa leitura e de eventos culturais. E você faz parte disso!!
Um grande beijo e que Deus abençoe a nossa amizade!