segunda-feira, 25 de julho de 2011

Paranapiacaba

Você já conhece Paranapiacaba? Se não, precisa conhecer! Este nome esquisito, Paranapiacaba, em tupi, significa "lugar de onde se vê o mar". É uma vila inglesa, localizada no Alto da Serra, que foi construída, por volta de 1867, pelos operários da SPR - São Paulo Railway Co., empresa inglesa que se instalou na região para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí. Em 1946, terminou o período de concessão e todo o patrimônio da vila foi  incorporado ao Governo Federal, daí pra frente Paranapiacaba sofreu um processo de degradação até ser comprada pela prefeitura de Santo André. Apesar de seus patrimônios, arquitetônico e natural, terem sido tombados pelo CONDEPHAAT, em 1987, foi só a partir de 2002, quando se tornou distrito de Santo André, e também foi tombada pelo IPHAN, que os investimentos locais começaram a surgir e a vila se tornou atratitva para o turismo, com suas casas de madeira, na Parte Baixa, a Torre do Relógio, da Velha Estação de Trem, o colorido das casas, da Parte Alta, pela volta dos trens e pela constante névoa que cobre a cidadezinha, o que lhe dá um ar ainda mais especial! Hoje, Paranapiacaba é considerada o mais importante patrimônio arquitetônico no estilo inglês do Brasil.

Além do valor histórico, cultural e arquitetônico, Paranapiacaba faz parte das Reservas das Biosferas do Cinturão Verde da cidade de São Paulo e da Mata Atlântica, sendo reconhecida pela UNESCO como de grande valor para a humanidade.  Pela sua natureza, oferece várias opções de passeios ecológicos, com belas trilhas e cachoeiras.

Há diversas maneiras de se chegar a Paranapiacaba, mas sem dúvida alguma, partindo da Estação da Luz,  em São Paulo, é uma das mais fáceis e interessantes, pois você já começa a entrar no clima...

Eu conheci Paranapiacaba em 2007, quando passei dois meses em Santo André, a trabalho. Fiquei encantada! O lugar é lindo e acolhedor, além de diferente de tudo o que conheço! Chegar em Paranapiacaba é como chegar a um outro mundo, uma outra época, completamente diferente da região onde está localizada, tão próxima a São Paulo, é como voltar no tempo. Na ocasião, fiquei conhecendo a história do lugar, os seus museus e também que é realizado um Festival de Inverno todos os anos, mas só agora eu tive a oportunidade de ir! Adorei!! E por isso, quero dividir com vocês um pouco do que eu vi por lá!

O Festival de Inverno de Paranapiacaba, este ano, está acontecendo nos três últimos finais de semana de Julho, todos com grandes atrações da música popular brasileira. Eu escolhi o dia 23, pois queria assistir ao show do Milton Nascimento, que foi espetacular! Mas antes dele, tive a oportunidade de ver também a apresentação de Beto Guedes, que, apesar de estar distante da mídia, contagiou o público relembrando antigos sucessos, como: Sol de Primavera e Sal da Terra, entre outras. Além das apresentações musicais, muitas outras atrações envolveram os visitantes que lotaram a vila, como a gastronomia, o artesanato local, os pontos turísticos e, como não poderia deixar de citar, a boa e velha cachaça de cambuci, fruta típica da região, e muito boa para ajudar a aquecer do frio!

Para concluir, citarei um trecho da história da Festa do Cambuci, contada em Literatura de Cordel, por Valdeck de Garanhuns, para despertar ainda mais o interesse de conhecer Paranapiacaba:

Paranapiacaba vive
momentos bons e festeiros
com a arte culinária
com artístas verdadeiros:
feira no mercado antigo,
e muito artísta amigo
lá no largo dos padeiros.

Venham todos os festeiros
vamos juntos festejar
nessa festa ecológica
guloseimas degustar...
Deixar problemas à parte
consumir cultura e arte
que vão nos alimentar.

Bem, é isso! Se você gosta de viajar, conhecer outros lugares, gosta de sossego, de natureza, de arte e cultura, e se gosta de fotografar, vai adorar conhecer Paranapiacaba!

Abaixo, alguns sites para você adquirir mais informações:
http://www.paranapiacabaecotur.com/
http://www.psaweb.com.br/fip2011/
http://www.guiaparanapiacaba.com.br/?pg=principal

Um comentário:

Luisão disse...

Só que a anos não se chega mais de trem até lá. Somente até Rio Grande das Trevas (ops..) quer dizer, Rio Grande da Serra, onde toma-se um onibus para o techo final de 10Kms quase ao lado da estação de trem de lá!