domingo, 28 de agosto de 2011

Povo pernambucano

Como todos sabem estou de férias em Pernambuco. Mas o que eu quero contar hoje é como estou encantada com o povo pernambucano!

Comecei minha trajetória por Recife, onde fiquei três dias, depois passei um dia em João Pessoa (PB) e fui para Olinda, onde fiquei mais três, e ontem cheguei aqui em Porto de Galinhas, de onde voltarei para casa nos próximos dias. Desde que cheguei o que mais me impressionou, além das belezas naturais e arquitetônicas, foi a simpatia do povo pernambucano, uma gente acolhedora, alegre e sempre disposta a servir. Ao perceber que você está precisando de orientação são os primeiros a tentar ajudar, sem ao menos esperar que você pergunte alguma coisa, eles vêm logo se oferecendo... rs. E o mais legal de tudo, sem a mínima intenção de levar vantagem nisso, ajudam pelo simples prazer de contribuir de alguma forma. Em Recife, não teve uma vez que eu peguei um ônibus que um pernambucano não tenha feito amizade comigo, não sei se tenho cara de paulista ou se estava escrito na minha testa que sou turista, mas todos que sentaram ao meu lado começaram uma boa prosa e me deram muitas dicas de turismo... Os motoristas e os cobradores foram super atenciosos, orientaram direitinho e só faltaram me deixar à porta de onde eu estava indo.

Quando viajo, na maioria das vezes, gosto de conhecer a cidade sozinha, sem guias, exceto para algum passeio, muito específico, que seja mais viável comprar um pacote. Escolho esta opção, pois gosto de conhecer os costumes da região, como as pessoas vivem e a realidade de cada lugar, o que não é possível se ficamos seguindo os guias e conhecendo apenas os pontos turísticos...

Mas voltando a falar do povo pernambucano, de todas as pessoas que conheci aqui até agora, a que mais  me tocou é de Olinda, cidade que sempre me atraiu muito e que era o meu principal destino nesta viagem. Estou falando da Tia Ritinha, uma figura marcante e uma moradora especial da cidade, conhecida, respeitada e muita querida por todos! Eu a conheci na quinta-feira, dia 25/08/11, exatamente três meses após o desencarne da minha vovózinha, mas só agora, escrevendo para vocês, que eu percebi isso...
Bem, mas "coincidências" à parte, voltarei a falar da tia Ritinha, uma mulher simples, de 72 anos, mãe de três filhos, um casal que ainda mora com ela e uma filha casada, apesar de ser mãe, é solteira, pois diz que a "estrela" dela assim determinou... Aposentada, continua trabalhando até hoje, pois, infelizmente, ninguem sobrevive neste país com apenas um salário mínimo... Ela, além de cuidar da casa dela e cozinhar para a família, ainda lava roupas para fora e à noite recolhe latinhas nas ruas de Olinda para ajudar no orçamento... E faz tudo isso com imenso prazer, muita alegria, bom-humor e sempre com uma história pra contar e um sorriso no rosto. Tia Ritinha é super vaidosa, para trabalhar à noite, toma banho, fica toda cheirosa, capricha no visual, sempre bem colorido, com muito rosa, cor que ela mais gosta, combinando tudo, acessórios, roupas, bolsas e sapato, depois se enche de alegria e saí pelas ruas falando com todo mundo, brincando e dançando, encantando todos por onde ela passa... Tia Ritinha é a namoradinha mais querida de todos em Olinda, faz muito sucesso com os rapazes e sempre ganha um abraço e um beijo na testa de todos os seus amigos.

Conversando com a Tia Ritinha, foi inevitável lembrar da minha vovózinha e sentir saudade dela... O que talvez tenha contribuído para a nossa amizade ter se fortalecido tão rapidamente... Mas acredito que não tenha sido só isso, foi muito mais... Foi recíproco o carinho e a confiança que sentimos uma pela outra desde o primeiro instante, ao ponto dela sair e deixar as suas latinhas aos meus cuidados... rs. Além da saudade da minha avó e da afinidade com ela, fiquei pensando em quantas Tias Ritinhas temos neste país que trabalham durante a vida inteira e aos 70, 80 anos, ainda precisam trabalhar duro para sobreviver... Porém, o que a torna especial é a maneira como ela conduz a vida, com alegria no coração e fé em Deus.

Quando saí para esta viagem estava extremamente estressada com a minha vida e com o ser humano... rs. Mas conhecer pessoas como a Tia Ritinha é o que me faz acreditar nas pessoas e valorizar ainda mais a minha própria vida.

Voltando a falar da minha breve amizade, mas eterna ligação, com a tia Ritinha, nos reencontramos na sexta-feira, no mesmo local, em frente à Bodega do Véio, local onde ela regurlamente aparece para recolher as latinhas, e, depois de lá, seguimos juntas a Seresta pelas ruas do centro histórico, onde nos despedimos, e para minha supresa, nos emocionamos muito... Tia Ritinha chorou ao me beijar... E só de lembrar, meus olhos se enchem de lágrimas... Tia Ritinha tocou fundo o meu coração! Peço a Deus que proteja os seus passos, que ela tenha sempre muita saúde, continue muito feliz e que Ele permita que ao retornar à Olinda eu tenha a felicidade de reencontrá-la!

A caminho de Porto de Galinhas, outra pessoa especial cruzou o meu caminho, foi a Célia, outra simpatia, que passou a viagem toda me apresentando a região, acompanhou-me até o ponto de taxi, trocou telefones comigo e me convidou para ficar hospedada na casa dela da próxima vez! Parece mentira, né? Mas não é... Ela fez isso com a maior naturalidade, tratando-me como se fôssemos amigas há anos... E sinceramente se preocupando comigo, pois me ligou mais tarde para saber se eu estava bem instalada e precisando de alguma coisa...

Adorei conhecer Pernambuco! Para quem vem do sudeste, como eu, acostumados a um outro padrão de qualidade e mais riqueza econômica, sente muita diferença... Eu fiquei um pouco decepcionada quanto à estrutura turística... Mas paulista tem mania de ver oportunidade de melhoria em tudo mesmo... rs. Acho que é por isso que somos tão estressados, pois nunca nos contentamos com nada...rs. Porém, estou de férias! E vim para cá aberta a conhecer o novo, aceitar as coisas como são, sem exigir muito da vida e de mim mesma... E o que está tornando esta viagem ainda mais especial para mim são justamente as pessoas que eu encontrei pelo caminho... Fiz muitas amizades nos hostels pelos quais passei que pretendo fortalecer com o tempo e voltar a encontrar, mas não citarei nomes para não correr o risco de ser injusta e esquecer de alguém... Cruzei muitas pelo caminho que guardarei em minhas recordações, mas que dificilmente voltarei a ver... Mas a viagem ainda não acabou e com certeza ainda conhecerei muita gente legal... rs.

Enfim, de Pernambuco levarei muitas recordações e a certeza de que voltarei! Adorei essa terra e o povo daqui! Agradeço a Deus a oportunidade de conhecer tudo isso e recomendo a você vir até aqui comprovar o que estou contando... rs.

Beijos e até breve, mas agora preciso ir porque afinal de contas, estou de férias e tenho que aproveitar cada minuto... rs.

8 comentários:

Criolade disse...

Realmente, quando fui a Recife, tb estava em um momento de reencontro comigo mesma, consegui reencontrar sentimentos que pensava que já não existiam mais em mim. Fora os amigos que fiz que parece que conheço a tanto tempo, tamanho foi a facilidade com que a amizade e o carinho brotaram de uma simples tarde. bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Criolade!
Bem-vinda ao Tangram das Ideias!
É muito bom saber quando o leitor se identifica com as minhas histórias! Muito obrigada pela participação!
Esta viagem está marcando minha vida! Espero voltar em breve! Pernambuco é tudo de bom!
Um abraço e espero continuar contando com a sua presença no blog!

Anônimo disse...

Não tive a oportunidade de conhecer a tia Ritinha que vc falou tão bem Lu, espero que na próxima vez que eu for, eu tenha essa oportunidade.

Ass: Chico

Lucimara Fernandes disse...

Oi Chico,
Uma pena... Mas se Deus quiser você a conhecerá numa próxima oportunidade! O carisma da tia Ritinha é contagiante! Sentirei saudade...
Adorei a sua participação no blog! Continue nos seguindo... rs
Beijos

Seaman disse...

Gosto de muito de Pernambuco, mais tenho uma queda por Olinda, por ser tratar de uma cidade, que é uma Fortaleza, com sua arquitetura,a noite então , lindo passear por sua orla,como dizia Duarte coelho:
OH LINDA CIDADE, daí o nome da cidade que antes se chamava de Vila de Olinda, bem pelo é o que falam.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Seaman,
Eu sempre tive uma grande atração por Olinda e pude constatar que não estava enganada com seus encantos... Além das belezas naturais e arquitetônicas, ainda tem o aspecto cultural que é bastante forte! Adorei acompanhar a Seresta pelas ruas do Centro Histórico! Espero voltar em breve!
Mais uma vez, obrigada pela participação no blog!
Beijos

Poesia na alma disse...

Olinda é um sonho! Amo este lugar!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Lilian!
Somos duas então... rs.
Obrigada pela visita e bem-vinda ao Tangram das Ideias!
Um abraço!