domingo, 18 de setembro de 2011

O poder da música

Este fim de semana estive presente na 4ª Semana da Canção Brasileira, de São Luiz do Paraitinga, evento que teve início na segunda-feira, dia 12/09/11, e se encerra hoje, dia 18, reunindo grandes nomes da música brasileira, entre eles, Geraldo Azevedo, que se apresentou ontem, no palco Elpídio dos Santos.

Confesso que nunca acompanhei de perto o trabalho deste artista e, sendo assim, não conheço todo o seu repertório, o que não me impede de gostar de algumas músicas, especialmente Dia Branco, que me traz recordações de um amigo muito querido e dos bons momentos que curti ao seu lado, mas que infelizmente, de certa forma, eu o perdi em algum lugar do passado... Quando Geraldo Azevedo começou a tocar os primeiros acordes desta música uma emoção muito forte tomou conta de mim e, em poucos instantes, revi cada momento vivido ao lado deste amigo, o que me fez sentir uma saudade muito grande da nossa amizade, vontade de falar com ele, de abraçá-lo e ficar horas ouvindo-o tocar violão para mim, como tantas vezes tocou...

Mas como na vida, nem tudo depende exclusivamente da gente, a música tocou, controlei a minha emoção, o show acabou e a vida continua... Porém, hoje, ao sentar aqui para escrever o post da semana, o único tema que me veio à cabeça foi sobre a capacidade que a música tem de marcar a nossa vida de uma maneira tão profunda! Se pararmos para pensar, lembraremos de uma música para cada fase das nossas vidas, uma pessoa em especial, um acontecimento importante, enfim, uma verdadeira trilha sonora da nossa história! E cada vez que uma dessas músicas tocar, independente de onde estivermos e do que estivermos fazendo, automaticamente lembraremos de um determinado momento, sendo ele feliz ou triste.

Se eu fosse listar cada música importante para mim neste post, provavelmente, muitos de vocês não teriam paciência para ler... Mas não posso deixar de citar um exemplo, Roberto Carlos, que eu adoro! Ele me faz lembrar tantos momentos bons e descreve a minha história de uma maneira tão especial que até mesmo escrevi uma poesia usando apenas frases de diversas músicas dele, que está publicado no Blog da ZZZ, com o nome "Elas Cantam Roberto, Ele Canta a Minha Vida". E como não faço segredo nenhum que gosto do Rei, a maioria dos meus amigos se lembra de mim ao ouvir uma música dele ou assistir ao show de final de ano, na Globo. O que eu acho muuuuito legal! Pois isso mostra o quanto a música realmente faz parte da nossa vida, criando essa ligação do artista com a nossa história.

Aprecio todas as manifestações artísticas, mas nem todos têm acesso a elas, alguns seguimentos são mais elitizados e muitos não têm condições de pagar, por exemplo, para assistir grandes espetáculos ou peças teatrais, e apreciar grandes exposições. Já com a música é diferente, pois qualquer um, mesmo que não possa comprar um CD original ou pagar para assistir um show ao vivo, ouve rádio, sem precisar pagar para isso. Na minha opinião, a música é arte mais popular, pois, com toda a sua diversidade de gêneros, atinge todos os públicos, independente de classe social. E sem dúvida, é a que mais influencia a nossa vida, porque faz parte do nosso dia a dia.

Bem, acho que é isso, afinal, "eu já lhe falei de tudo, mas tudo isso é pouco, diante do que sinto"...

2 comentários:

André Bianc disse...

Mais um belo texto,parabéns. Realmnete, a música tem esse poder incrível de "Túnel do Tempo".

OBS: Infelizmente, os autores são muitas vezes esquecidos pelo mídia, dando crédito para o imtérprete, neste caso, a Música Dia Branco, foi gravada pela primeira vez pela extraordinária cantora nordestina Amelinha, no fim da década de 70, a múcica foi composta por Divid Tiger e a letra é de Bruna Lombardi, isso mesmo, a Bruna Lombardi, que escreve também e bem. Outra música atribuída ao grande Geraldo Azevedo, chama-se " Você se lembra", bela autoria do grande Fausto Nilo.E daí vai...Hoje nas mídias eletrônicas, faltam as fichas técnicas, que era parte integrante das capas dos LPs e posteriormente dos CDs.

Lucimara Fernandes disse...

Oi André,
Obrigada pelo comentário!
Fiquei surpresa com a informação... Você tem certeza?? rs. Em todas as pesquisas do Google diz que ele mesmo é o compositor... Diante disso, fica realmente difícil dar créditos aos verdadeiros compositores, né? Eu nem sabia que a Bruna Lombardi é compositora...
Você bem poderia nos informar fontes seguras para essas pesquisas, né? O que acha? Isso daria um belo post!! É uma maneira de valorizar os artistas!!
Beijos