domingo, 25 de setembro de 2011

Onde está o meu cinzeiro??

Ultimamente tenho conversado com inúmeras pessoas que reclamam da mesma coisa: Insatisfação com a vida profissional (com a rotina estressante, com a falta de um objetivo e de uma ligação de o seu trabalho com seus anseios pessoais).

Vejo que muitas pessoas, para não dizer a maioria, independente da sua posição hierárquica, passam pelos mesmos conflitos e questionamentos... Será que estou no caminho certo? Por que não me sinto realizada? O que falta para ter mais motivação? Um plano de carreira? Melhores condições de trabalho? Um salário melhor? Valorização da empresa? Reconhecimento da chefia? Será que mudar de emprego ou de profissão resolveria a minha insatisfação? Ou os problemas seriam os mesmos?

Mas acredito que a principal motivação do ser humano é intrínseca, ao contrário do que muitos acreditam, não depende só de fatores externos. Então, neste caso, apenas mudar de área ou de empresa não resolveria a situação... Seria como fugir dos problemas e não resolvê-los... Porque, na verdade, o problema todo está em não encontrar sentido e prazer no que faz, achar que trabalha tanto para nada e trabalhar apenas pelo dinheiro, sem ter um objetivo claro!

E é isso que Allan Percy comenta em seu livro, “Nietzsche para Estressados”, o que causa esta insatisfação no ser humano é justamente não encontrar um sentido na vida, pois segundo Nietzsche, “quem tem uma razão de viver é capaz de superar qualquer coisa”.    

A questão é: Como, onde e quando encontrar este objetivo de vida? Sinceramente, ainda não sei... Mas sei que a resposta está dentro de cada um de nós, pronta para ser revelada no momento certo! A vida nos dará o sinal quando a nossa hora chegar, mas para isso é preciso estarmos atentos para perceber a oportunidade quando ela surgir... Foi o que aconteceu na história que vou contar, a seguir, e que serve de inspiração para mim! Espero que para você também!

Tenho uma grande amiga, Vanderleia Lemos, que trabalhou muitos anos no sistema “Carteira de Trabalho + Cartão de Ponto”, mas também sentia esta insatisfação, até o dia do seu casamento, quando ganhou de presente um cinzeiro de vidro que mudou a sua história. E detalhe, ela e o marido nunca fumaram! Mas ela gostou tanto deste cinzeiro que a partir daí começou a pesquisar tudo sobre vidro e acabou se apaixonando pelo assunto! Saiu do trabalho e com a indenização comprou seu primeiro forno, fez um curso e, depois disso, sozinha, foi aprimorando suas técnicas. O que a princípio pareceu um hobby acabou se tornando uma profissão e hoje ela vive do que gosta de fazer, desenvolvendo cada dia mais a sua criatividade artística e o seu potencial profissional, com a criação de peças artesanais e exclusivas de bijuteria, decoração e revestimento de parede.

Gosto de relembrar e contar esta história para reforçar a crença de que todos nós temos talentos que podem se manifestar no decorrer de nossas vidas, que não podemos desanimar e muito menos desistir pelo caminho, pois nunca é tarde para recomeçar! 

Se você também faz parte desta busca, descubra o seu cinzeiro... Eu também estou à procura do meu!

2 comentários:

Vanderleia Lemos disse...

Oi Lucimara,
Adorei o que você escreveu...e realmente nós temos que estar sempre motivados e intusiasmados para um objetivo, apesar de nem sempre ser fácil...mas, só assim somos capazes de superar qualquer coisa.Temos que dar mais importancia p/ o que queremos não p/o que não queremos...
Tenho certeza que logo você vai encontrar o seu cinzeiro.
UM beijo.

Lucimara Fernandes disse...

Oi minha amiga!!
Fico feliz que tenha gostado!! Porque, realmente, você é um exemplo para mim!
Também acredito que a motivação e o entusiasmo são fundamentais para atingirmos os nossos objetivos! E você está certa! Temos que ser positivas e focar naquilo que queremos!
Quando encontrar o meu cinzeiro você será a primeira a saber!! rs
Muito obrigada por tudo!!!
Beijos