sábado, 12 de novembro de 2011

Inversão de Valores - Parte II

Mais uma vez estou aqui pensando na inversão de valores da sociedade em que vivemos...

Sempre acreditei que a união faz a força e admirei movimentos estudantis e políticos em prol da justiça, dos direitos humanos, por aumento de salário, por melhores condições de trabalho, etc... Mas não consigo entender um movimento estudantil que luta para não ter policiamento e mais segurança no campus universitário... Que faz greve para não ter aulas... Que invade e depreda o patrimônio público... E pior, faz tudo isso para conquistar a liberdade de usar drogas dentro das dependências da universidade (detalhe, de uma universidade pública) ao invés de estudar...

Não deveria ser ao contrário?? Se fossem os professores fazendo greve por reajuste de salário, daria para entender... Ou os mesmos alunos exigindo a volta às aulas ou solicitando mais segurança e proteção... Se fossem os traficantes e bandidos invadindo o campus e destruindo o patrimônio publico... Aí sim, eles deveriam se preocupar!

Afinal, esses estudantes estão lá para estudar ou para fumar maconha? Eu acredito que deveria ser para estudar, para aprender uma profissão e, futuramente, contribuir para o crescimento da sociedade... E deveriam desde já dar bons exemplos.

E além de fazer tudo errado ainda por cima culpam a polícia por toda a baderna! Todo mundo reclama da falta de policiamento, mas quando a PM faz o trabalho dela é criticada e considerada culpada? Se esses alunos foram tratados como bandidos, foi porque deram motivos para isso, pois o vandalismo partiu deles, com a destruição que causaram. Sem contar que o uso de drogas é proibido em nosso país, logo, o que eles estavam fazendo não é legal... E quem compra drogas, mesmo que seja para consumo próprio, está contribuindo para o tráfico de drogas e, consequentemente, para o aumento da criminalidade e da violência... Isso não é crime? E quem comete crime, não é criminoso? E criminoso não deve ser punido? Agora, se a punição da polícia foi exagerada ou não, não vem ao caso... Pois, se esses alunos estivessem em sala de aula, estudando, e cumprindo o seu papel, nada disso teria acontecido!

E para se defender ainda usam o discurso que não querem um regime fascista e que estavam lutando para evitar o retorno da ditadura... Mas se esqueceram de que quem apela perde a razão! Se é que em algum momento tiveram...

O que mais me intriga, neste caso, é a quantidade de pessoas compactuando com tudo isso e criticando a polícia, a segurança pública e os governantes... Será que essas pessoas estão se esquecendo que a USP é a maior universidade pública brasileira e uma das mais prestigiadas do país? E que somos nós, trabalhadores, que mantemos esta instituição e pagamos pelos estudos desses universitários? E também os salários dos policiais? Então, vamos deixar que eles cumpram o seu papel, de manter a ordem e a segurança pública.

E quanto a esses alunos, é assim que eles nos retribuem, com rebeldia, crime e violência?

Não... Sinto muito, não dá para concordar com as atitudes desses universitários... Na época da Ditadura, os alunos lutavam contra a ocupação dos Militares, hoje, são os Militares que precisam lutar contra a ocupação dos estudantes?? Isso não pode estar certo!



6 comentários:

Meyre Lapido disse...

Na minha opinião os alunos que participaram dessa palhaçada toda, são aqueles famosos !rebeldes" sem causa" que devem ficar pensando numa forma de chamar a atenção a qualquer prêço. Tenha dó! Hj em dias existem muitas outras formas de aparecer, se quizermos realmente lutar por uma causa legal.Concordo com vc em numero, gênero e grau!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Meiróca, obrigada!
Sei que este assunto é polêmico e ao escrever este post fui me preparando psicologicamente para ser contrariada... Mas, logo de cara receber um comentário favorável me deixou muito feliz! Obrigada!
Bjs

André Bianc disse...

Luluzinha querida. A Meyre Lapido tem razão, querem aparecer, e pior, são anti-democráticos, pq em assembléia, a maioria votou contra a ocupação, foi apenas um grupinho de "rebeldes sem causa." E pensar que lutei contra a ditadura, fui preso, tudo para ajudar a contrunir para as futuras gerações um estado de direito democrático, se eles usam isso hoje para fazer estes atos de vandalismo. Está tudo errado, rico, classe média alta na USP (é só observar o estacionamento) e pobre sem esse acesso a universidade. Estamos construindo a cada dia um país mais injusto ainda, e criando um imenso abismo social.

Lucimara Fernandes disse...

Pois é, André, os anos passam e os problemas se repetem... Isso para não dizer que pioram... Há aproximadamente 500 a.C., Pitágoras já dizia "Educai as crianças e não será preciso punir os homens"... A humanidade já deveria ter evoluído mais... Porém, os homens continuam agindo como animais irracionais, usando a força e a violência, como completos ignorantes... E o pior, sem ser, pois neste caso, são universitários de uma universidade de primeira linha!
Pobre Pitágoras... Estava certo em sua colocação... Só não sabia o quanto estava sendo um sonhador, pois ainda estamos longe dessa mudança... Só espero que um dia esta frase não se caracterize apenas como uma utopia...
Obrigada pelo comentário, meu querido!
Beijos

Jorge disse...

Bom dia Lucimara.
Não vou falar da época da ditadura, pois ficaria suspeito.
Mais isso é reflexo da nossa sociedade, temos o ECA (Estatuto do Adolescente) que protege ele em tudo, e amanhã ele cresce e fica adulto pensando que pode tudo, pois já vem vivendo isso, eu conheço adolescente que já se apoiam no ECA .
Temos uma doença nesse país que a polícia nunca pode agir com força, lembra ditadura, mais podem quebrar, depredar, atingir políciais, e isso é uma afronta direto ao Estado, que na verdade atinge a nós.
Existe leis que fumar drogas não é crime a pessoa é considerada dependente química, o problema é na quantidade encontrada, às leis existem, e o fato de ser considerados marginais, é porquê viveram naquele momento a margem da sociedade, e devem ser tratados como tal, mais eu continuo achando que existe dedo politico, coisas para desestabilizar o governo coissa e tal.
Para mim sim, deveriam indenizar por cada tijolo quebrado, pintura danificada depredação do patrimônio público, por atentarem contra ao estado, desobedecer ordem judicial, e deveriam pegar no minimo uns 10 anos de cadeia sem redução de pena.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Jorge,
Entendo a sua posição em relação à Ditadura Militar... E acho que independente disso, tem todo o direito, de como cidadão, dar a sua opinião.
Eu sou contra opressão e violência em qualquer situação, pois acredito que sempre há uma outra forma, mais pacífica, de se resolver as coisas. Por outro lado, entendo também a sua preocupação em relação à legislação vigente, pois nos casos citados, muitas vezes, ela acaba sendo usada em favor do criminoso... O que é um problema sério!! Porém, não entendo de leis para me estender neste assunto, mas também acho que isso precisa ser revisto.
Quanto às punições e indenizações, concordo com você, cada um deve responder pelos seus atos! E quem não quer ser tratado como criminoso, que então não aja como tal...
Obrigada pela participação!
Beijos