domingo, 20 de novembro de 2011

Parabéns, Tangram das Ideias!

Este mês estamos comemorando 1º ano do Tangram das Ideias! E, justamente, dia 20 de Novembro, foi a data escolhida para o lançamento do blog, ficando assim, definida como a data oficial do seu nascimento, pois foi quando publicamos os nossos primeiros posts coletivos... Quem vem nos acompanhando desde o início, deve-se lembrar que, nesta época, uma vez por mês escolhíamos um assunto com 7 temas para ser comentado por cada tangram... E foi assim que tudo começou, no Tangram das Ideias, com os 7 Pecados Capitais.

Com o passar do tempo, algumas mudanças foram ocorrendo, como: a saída da Julie e a sua substituição por Karina Lapido, a chegada do nosso primeiro colunista, o Adriano Eva, a criação de novas páginas, como, a Agenda Cultural, a Teia de Ideias, a Tangram Imagens, e a chegada de outra colunista, a Heloísa Rezende.  Além disso, outra mudança foi a oportunidade de escolha dos temas de cada post publicado pelos tangrans, dando maior flexibilidade ao blog e respeitando a liberdade de expressão de cada um.

O legal disso tudo é que, aos poucos, o blog foi criando vida própria... As coisas começaram a acontecer, novos seguidores passaram a fazer parte do nosso dia a dia, comentando nossos posts e compartilhando suas ideias, o Tangram das Ideias foi conquistando o seu espaço, ficando conhecido e abrindo novas portas, como a participação em movimentos e eventos culturais, como: o Sarau da Confraria do Coreto, a 1ª Maratona Poética do Vale, o Ligação, e até mesmo o lançamento de nosso primeiro livro, “O Lado Poético do Tangram das Ideias”, pela Editora Casa Cultura. 

E vem muito mais por aí... Notícia de primeira mão, heim? Estamos lançando, em parceria com Teresa Bendini, criadora do movimento, e outros parceiros, como: Márcia Ribeiro, do projeto Ligação e Bibliotecária da UNITAU, Gilson Schwartz, também do projeto Ligação e responsável pela Cidade do Conhecimento da USP, e José Luiz Goldfarb, Curador do Prêmio Jabuti e Professor da PUC, o “Movimento pela Língua do Poeta”, que pretende valorizar o trabalho de poetas anônimos e desconhecidos de todas as regiões do Brasil, além de incentivar o surgimento de novos poetas. Contamos com a participação dos nossos autores convidados, da Teia de Ideias, neste movimento! Em breve, entrarei em contato para passar os detalhes de como poderão fazer parte. Aguardem!

Hoje, o Tangram das Ideias completa 1 ano, ainda é um bebê, está apenas começando... Mas já conquistou muito mais do que esperávamos, em tão pouco tempo! E tudo isso, graças a todos que acreditaram em uma ideia, que começou lá trás, na mesa de um bar... Obrigada a meu grande parceiro nisso tudo, Alexandre Malosti, juntos, criamos tudo isso! Obrigada aos tangrans, Ana Paula Malosti, Bruno Guedes, Gustavo Favretto, Karina Lapido e Marli Tirelli, pela adesão ao projeto, aos colunistas, Adriano Eva e Heloisa Rezende, pela contribuição especial, aos autores convidados, pela integração de seus textos e divulgação de seus trabalhos, e a todos os seguidores, leitores e simpatizantes, que, de alguma forma, participam, lendo nossos posts, deixando seus comentários, enriquecendo nossas páginas com suas novas ideias, e muitas vezes, divulgando nossos posts nas redes sociais, pois sem vocês, este blog não teria fundamento!

Que o Tangram das Ideias sirva de exemplo a todos aqueles que têm uma ideia guardada, no fundo da gaveta, entendam que, com união e determinação, ela pode se tornar realidade!

Um grande abraço a todos!!!

10 comentários:

Karina Aldrighis disse...

Querida Lucimara, como sempre ótimo artigo, e um ótimo blog, com tudo para ser sucesso e continuar bombando o mundo literário! Parabéns pelo sucesso de vcs, e estarei sempre acompanhando! bjs Karina

André Bianc disse...

Parabéns a todos vocês do Tangram! Imagino como é difícil manter um blog sempre atualizado, ainda mais nesta área, onde "fogo de palha" é que não falta. Já participei de muito projetos que jamais saíram do papel. A receita do sucesso é simples: Perseverar, descentralizar, ouvir, jamais esperar por reconhecimento, dividir responsabilidades, humildade(sempre), inovar (não é fácil), ousar, compartilhar e sempre entender que apesar de juntos somos diferentes e por fim, valorizar as amizades e tentar amar as pessoas como elas são. Mais uma vez, parabéns! Bjs.

Meyre Lapido disse...

´Nóa leitores do blog é que temos que agradecer por essa maravilhosa idéia! Ele nos faz refletir, nos coloca diante dos acontecimentos da vida e desperta a nossa coragem de por pra fora os nossos dons escondidos rs rs... Parabéns

Lucimara Fernandes disse...

Oi Karina,
Receber seus comentários é sempre um enorme prazer! Agora receber um elogio desses pelo nosso blog é uma satisfação sem tamanho!
Nós é que agradecemos a sua participação, seu apoio e a divulgação que sempre faz dos nossos posts.
Muito obrigada e muito sucesso para você também nesta trajetória literária!! Estamos juntas!!
Beijos

Lucimara Fernandes disse...

Querido André Bianc!
Mais uma vez, você tem razão! Fácil, não é mesmo... rs.
Mas, além da boa parceria que tenho com o Alexandre, acho que a nossa paixão pelo projeto Tangram é muito maior que tudo! Desde o início acreditamos na ideia e lutamos todos os dias para ela continuar dando certo! E graças a Deus e ao incentivo de amigos e seguidores assíduos como você, o resultado está sendo bom!
Este foi só o primeiro ano de muitos outros que ainda virão... E espero continuar contando com a sua constante participação!
Muito obrigada pelo apoio e carinho!
Um grande beijo, Luluzinha.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Meyróca,
Mais uma vez você me emocionou com suas palavras... Pois elas nos mostram que, literalmente, os nossos objetivos estão sendo alcançados, provocar reflexão, oferecer novos pontos de vista e incentivar o surgimento de novos escritores e poetas... MUITO OBRIGADA!!! Você não imagina a alegria que este seu comentário me proporcionou!
E parabéns pela coragem de se expor e mostrar suas ideias e sentimentos aqui com a gente! É um grande prazer participar deste seu crescimento!
Seu cantinho no Tangram está reservado!! rs.
Um grande beijo e até a sua próxima publicação... rs

Jorge disse...

PARABÉNS.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Jorge!
Obrigada, pela valorização e pela constante participação no blog.
Beijos

Vale Humor disse...

Oi,Lú! Um ano parece pouco, mas é muito tempo. 12 meses divulgando e valorizando a arte e os artistas... É um tempo considerável, ainda mais, em se tratando de um país onde a cultura sempre foi relegada à segundo plano e a imbecilização campeia. Vida longa ao periscópio Tangram!! Amém!!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Vaccari,
Obrigada! Este blog abriu novas portas e uma aproximação com outros movimentos culturais. Além do envolvimento com a arte, o mais legal foi a conquista de novas amizades com artistas, poetas e tantos profissionais ligados à cultura da região, assim como você. A valorização e a divulgação desses trabalhos foram acontecendo naturalmente e aos poucos o blog vem conquistando o seu espaço. Esperamos muito mais!!!
Obrigada por nos acompanhar e fazer parte deste momento!
Um grande abraço!