domingo, 4 de dezembro de 2011

SEMANA CULTURAL - 20 ANOS DE CDPH - UNITAU

Esta semana aconteceu em Taubaté a Semana Cultural, um grande evento em homenagem aos 20 anos do CDPH – Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, da UNITAU, realizado pela parceria do Prof. Dr. Mauro Castilho, coordenador do CDPH e também o responsável pela administração do Solar da Viscondessa, e de Luiz Antonio Cardoso, presidente do Clube dos 21 Amigos Irmãos de Taubaté.

Desta parceria, muitas atrações foram criadas para comemorar este momento e divulgar à comunidade taubateana o belo espaço oferecido aos artistas da cidade para exposição de seus trabalhos, a Galeria do Solar da Viscondessa do Tremembé, localizada em um lindo casarão do século XIX, que está sendo restaurado pelo Projeto Restau, da Universidade de Taubaté, cujo objetivo é valorizar e recuperar importantes prédios de patrimônio histórico e arquitetônico de Taubaté.

A partir desta ideia, eu, Alexandre Malosti e Teresa Bendini tivemos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos com a exposição Imagem e Poesia – Três Olhares, que ficará exposta até o dia 13/12/11, no Solar da Viscondessa, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, e em seguida, a convite da bibliotecária Pérsia Semintilli, irá para a Biblioteca Municipal de Taubaté, por onde permanecerá por mais um período, ainda não determinado, e, na sequência, ficará disponível para ser exposta em outros locais e eventos.

E mais uma vez o Tangram das Ideias teve a sua influência para que esta oportunidade fosse criada, pois foi a partir da nossa participação, minha e do Alexandre, no Sarau das Sextas e nos eventos na Confraria do Coreto, que criamos a página Teia de Ideias (onde Teresa Bendini também publica as suas poesias), que nos trouxe maior visibilidade para textos poéticos, abrindo espaço para que fizéssemos esta exposição em parceria.

Além da nossa exposição, outros artistas da região foram prestigiados, como: Fábio Scarenzi, com sua bela mostra “Pintando as Reinações de Narizinho”, Máh Luporini, com o ‘Varal de Inquietações”, a equipe do Ateliê Terra Tátil, com “Cerâmicas”, e Leandro Márcio Gonçalves, que abrilhantou o evento com a apresentação do “Concerto Solo de Violão”, entre outros expositores e outras atividades realizadas durante o evento.

Com este pequeno resumo do que aconteceu nesses dias, vale ressaltar a importância que esta realização teve para a cidade de Taubaté, que cada vez mais vem apresentando novos talentos na área artística, contribuindo para o enriquecimento da cultural local, regional e nacional.

Que este evento sirva de exemplo para outros artistas também mostrarem os seus trabalhos e mais iniciativas sejam tomadas para que este movimento cultural gere novas oportunidades para a nossa cidade.

Contudo, só tenho a agradecer ao Prof. Mauro Castilho, por nos abrir as portas do Solar, ao Luiz Antonio Cardoso, pelo convite e organização do evento, aos meus amigos Alexandre Malosti e Teresa Bendini, pela parceria, união e determinação para realizar esta exposição, e a todos que visitaram o Solar da Viscondessa durante esses dias, prestigiando os nossos trabalhos.

Foi uma imensa alegria participar deste momento!

Muito obrigada!

Nenhum comentário: