domingo, 18 de dezembro de 2011

Vida... Tempo... Morte...

Três palavras simples, mas subjetivas, difíceis de serem definidas...

Começando a busca destes entendimentos pelo dicionário, encontrei uma definição clara para este tema, “VIDA = intervalo de TEMPO entre o nascimento e a MORTE”. Se eu me apegasse a este significado poderia parar o texto por aqui, pois fala exatamente dessas três palavras... Vida, tempo e morte.

Mas definir a VIDA vai muito além disso... Viver não é simplesmente gozar a vida, ter vida ou existir, conforme definem os dicionários... Viver implica entender, buscar respostas, esclarecer... O homem passa a vida buscando respostas... Tentando entender o mundo e a si mesmo... Como o slogan da TV Futura, “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”! Mas que perguntas são essas? Até onde elas podem nos levar? Por que nem sempre encontramos as respostas que procuramos? Por que certas perguntas a Ciência e a Religião não conseguem responder? Infelizmente, muitas coisas, só o tempo é capaz de explicar...

E como definir o TEMPO além dos ponteiros do relógio? Definir o tempo ultrapassa o entendimento dos básicos 60 minutos para 1h... Aí sim a definição do dicionário é mais apropriada, “TEMPO = a duração de toda uma existência, passado, presente e futuro”. Mas você já pensou no quanto esta definição também é subjetiva quando pensamos no tempo de vida de cada pessoa? Por que algumas nem chegam a nascer, outras vivem poucos anos... 6... 18... 23... Enquanto outras vivem 90 e até mais de 100 anos? Que diferença de tempo é esta? Neste caso, fui buscar resposta na Doutrina Espírita, que nos explica este tempo pessoal como parte de uma missão em um projeto reencarnatório, o que me confortou e esclareceu até agora... Porém, sei que esta definição não convence a todos... Mas não estou aqui para discutir religião, pois crença, cada um tem a sua. A minha intenção é refletir sobre como administramos o nosso tempo entre o nascimento e a morte! Será que estamos aproveitando bem o tempo que temos para viver da melhor maneira possível e usufruir cada minuto com as pessoas que amamos? Ou estamos desperdiçando as nossas oportunidades com futilidades, vaidades e besteiras? Com orgulho, preconceito e com padrões sociais? Porque a única certeza que temos nesta VIDA é que o TEMPO voa... E depois que ele passa a MORTE chega!

E quanto à MORTE, melhor nem tentar definir, pois a explicação mais simples que encontrei nos dicionários é que a “MORTE = fim da vida”... Então, quando ela chega já é tarde demais para tentar entender qualquer coisa... Neste caso, só nos resta lamentar o tempo perdido, as oportunidades desperdiçadas e a vida que não vivemos ao lado daquela pessoa que se foi...

Então, se a VIDA é o TEMPO entre o nascimento e a MORTE, vamos valorizar cada minuto ao lado de quem amamos e aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá para ser feliz! Porque o tempo passa e leva com ele a vida...

Vamos VIVER enquanto nos é permitido!!!



4 comentários:

Ale Bertholli disse...

Vida,tempo e morte...são 3 coisas tão distintas uma das outras,mais não se separam nunca... Belo texto Lú...adoro suas reflexões...bjs no coração

André Bianc disse...

Luluzinha, adorei esta reflexão, muito nem escolhida e como sempre muito bem escrita. Como versa o grande Fernando Pessoa:
Biografia:
"Se eu fosse escrever a minha biografia, escreveria a data do meu nascimento e a data da minha morte, entre uma data e outra, todos os dias foram meus."
E em uma poesia de minha autoria, indago a vida assim:
"Viver a vida, incerto destino,
Com ares de pura clemência,
Viver pergunto: Seria um desatino
ou um instinto inútil da existência?"

Enquanto isso, vamos vivendo....
Beijão.

Lucimara Fernandes disse...

Querido Bertholli,
Infelizmente, desde o início da existência humana o homem vem sofrendo ao enfrentar a morte dos entes queridos... Acho que jamais aprenderemos a lidar com esta dor...
É muito difícil escrever quando estamos tristes... Mas é uma maneira de refletir sobre os acontecimentos da vida! Fiquei feliz ao saber que mesmo assim você curtiu minhas reflexões...
Bjs e obrigada pelo comentário!

Lucimara Fernandes disse...

Grande André Bianc!
Você adora as minhas reflexões e eu ADORO os seus comentários! Você citar Fernando Pessoa em um comentário no meu texto, para mim, é uma honra! E ele estava certíssimo! Todos os dias são nossos! Por isso devemos aproveitá-los da melhor maneira possível, antes que o tempo passe a e morte chegue...
Quanto a sua dúvida, eu prefiro acreditar que viver é um grande desatino do que pensar que não passa de um instinto inútil da existência... rs.
Vamos vivendo sim, com certeza!!!
Um grande beijo, meu querido!
Luluzinha.