sábado, 3 de março de 2012

Parabéns a Você!

Este ano meu aniversário caiu em pleno Carnaval, por isso não fiz festa, porque a maioria dos meus amigos estava viajando e eu não teria muitas pessoas para comemorar a data comigo. Com isso, não comprei bolo e não cantaram os parabéns para mim. Conversando com alguns amigos a respeito, comecei a refletir sobre a influência e a importância da música “Parabéns a Você”, como ela está presente em nosso dia a dia e no quanto esperamos por este momento todos os anos.

Estamos tão habituados a cantar os parabéns em todos os aniversários que não nos preocupamos em saber a sua origem. Você sabia que a música Parabéns a Você foi escrita para um concurso, realizado em 1942, para adaptação brasileira de Happy Birthday to You? A música vencedora foi escrita por Bertha Celeste Homem de Melo, uma poetisa, nascida aqui no Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba.

Desde então, esta música foi se popularizando ao ponto de se tornar parte de nossas vidas, sendo uma das primeiras canções aprendidas pelas crianças, a partir do seu primeiro aninho de vida.

Em sua versão original, a música foi escrita assim:
“Parabéns a você
nesta data querida
muita felicidade
muitos anos de vida”

Mas, com o passar dos anos, acabou se popularizando como:
“Parabéns pra você
nesta data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida”

Porem, independentemente da maneira como é cantada, continua sendo a mesma melodia e o mesmo verso cantados há 70 anos, no Brasil. E, mesmo valorizando esta história e gostando da música, conheço alguns adultos que se incomodam com a repetição da mesma canção há tanto tempo... Apesar de que, para outros, como é o meu caso, não cantar os Parabéns a Você no dia do aniversário é como se não tivesse comemorado a data.

Para agradar a todos, o ideal seria perguntar ao aniversariante se devemos ou não cantar os Parabéns a Você antes de cortar o bolo, respeitando a sua vontade. Ou então, sugiro a criação de outras canções para a variação das comemorações de aniversários! Com tantos poetas e escritores em nossa região, poderíamos seguir a tradição dos Parabéns a Você e dar continuidade à história desta canção, começada por Bertha Celeste, criando outra versão para esta canção. Mas a proposta vale para quem se interessar a escrever, de qualquer outra região do Brasil ou até mesmo de outro país, contanto que seja escrita em português, ok?

E então, quem se habilita?

2 comentários:

Marli disse...

Oi Lu, somente hj tive tempo de abrir sua página em casa. Os cristãos possuem uma letra com a melodia do Parabéns pra vc, que diz o seguinte: "Com Deus ao seu lado no novo porvir, que a vida lhe seja um eterno sorrir!" O que vc acha?

Anônimo disse...

A versão cristã é medonha. Realmente, Lú, êta musica chata. Gostei do dado histórico e do desafio lançado. Farei a minha versão. Palmas estarão proibidas ao final, tenho certeza que vc vai gostar. rsrsrsr. Beijão.
André Bianc