sábado, 10 de março de 2012

Qualquer maneira de amor vale a pena...

Como diz Caetano, na voz de Milton Nascimento, ou de Gal Costa, “qualquer maneira de amor vale a pena”. E, realmente, o amor é um sentimento sublime, que nos transforma, nos faz bem, nos torna melhor, e que sempre vale a pena!  Esta frase é muito bonita, tanto na poesia quanto na música! Mas as pessoas são diferentes e amam de maneiras diferentes... Então, eu me pergunto, até que ponto ela é realista? Porque nem sempre entendemos ou nos contentamos com a forma de amar do outro... Quantos casos conhecemos de casais que se amam e se separam, por outros motivos, que não a falta de amor? Como a história dos próprios personagens da música, Paula e Bebeto...

Aceitar uma forma de amar diferente da nossa não é uma tarefa fácil... Muitas vezes, esperamos mais do outro do que ele realmente pode nos dar! E isso não significa que ele nos ame menos, mas simplesmente que esta é a sua forma de amar! E como as pessoas são diferentes, as histórias de amor também são! Por este motivo, nunca devemos comparar uma situação com a outra, achando que um ama mais que o outro, por manifestar isso de maneira diferente... Afinal, há diversas formas de demonstrar um sentimento.

Sentir ciúme ou ficar se declarando ao outro regularmente não quer dizer que o amor é verdadeiro...  Ciúme em excesso pode ser sinal de insegurança (e nenhum relacionamento dá certo sem confiança) ou de sentimento de posse (que tem mais a ver com obsessão que amor), mas não uma prova de amor! Declarações exageradas também não representam que o amor é real, pode ser uma paixão passageira, uma empolgação momentânea, ou mesmo uma ilusão que em pouco tempo se acaba!

O amor verdadeiro é muito maior que tudo isso... O amor verdadeiro supera as barreiras, os problemas, os defeitos e as diferenças do outro, o tempo e a distância! O amor verdadeiro pode durar uma vida inteira, e até mesmo, para quem acredita, diversas encarnações, mesmo que o casal não consiga viver juntos, que eles raramente se encontrem, ou que isso só aconteça em seus sonhos, o sentimento permanece!

E quando se trata de uma verdadeira história de amor, qualquer maneira de amor vale a pena! Contanto que estejamos dispostos a aceitar o outro como ele é, sem exigir mudanças, pois ninguém muda pelo outro, apenas por si mesmo! E se o amor é real, queremos conquistar e preservar o ser amado para sempre ao nosso lado! Aí sim, neste caso, a gente muda naturalmente, não apenas para satisfazer o outro, mas para garantir também a nossa própria felicidade!

A maior lição que Jesus nos deixou foi a de “amar ao próximo como a si mesmo”, então, dizer que “qualquer maneira de amor vale a pena” só é válida quando amamos o outro como gostaríamos de ser amados e quando nos entregamos de corpo e alma a uma relação, dispostos a tudo para viver ao lado de quem a gente ama!







12 comentários:

Adriano disse...

Eu escolho amar a minha esposa todos os dias. Eu escolho ama-la apesar de nao ser perfeita. Eu escolho amar mesmo quando sinto que ela nao e' justa comigo, quando me ofende, quando nao me respeita. Na verdade, ela faz o mesmo. Todos os dias eu dou uma, duas, tres ou mais mancada e nao alcanço suas expectativas. As vezes eu a ofendo, as vezes eu sou egoista e nao faço dela a minha prioridade, ferindo seus sentimentos. Mas fizemos uma escolha 10 anos atras. Fizemos a escolha de amar um ao outro ate' o fim de nossas vidas. Tem dia que nao "gostamos" um do outro. Mas no fim do dia escolhemos amar um ao outro ate' o fim. Quando o amar nao e' fundamentado na escolha, mas no tradicional sentimento, o casamento dura pouco porque o sentimento se desgasta e as vezes acaba.

Lucimara Fernandes disse...

Dri,
Que lindo, meu amigo! Não esperaria menos de você! Tenho certeza que fez a escolha certa para sua vida! E na verdade, não existe ninguém perfeito, muito menos um relacionamento perfeito... Mas existe a pessoa perfeita para nós, aquela que contribuirá para tornar a nossa vida mais feliz! Este sim, é o verdadeiro amor!
Que Deus continue abençoando a união de vocês!
Beijos

Anônimo disse...

O amor é algo que se constroe com atitudes pequenininhas e grandiosas. É um caminho que começa na terra e nos leva aos céus. Em função dele aprendemos a abdcar do egoismo, da mágua, dos comentarios mesquinhos, do ciumes infundados, dos julgamentos apressados,da nossa inércia vegetativa, enfim o amor vai nos ensinando a ser espiritualmente rico, então, considero o amor como a ferramenta mais eficaz do desapêgo.
O ápice do amor é quando em nome dele deixamos o outro ir, mesmo que seja para sempre. Abraço, Lu.ótimo texto. Teresa

Karina Aldrighis disse...

Amiga, como sempre amando seus posts, hahaha, bjs!

Lucimara Fernandes disse...

Querida Tê,
Realmente, são as pequenas coisas que fazem a maior diferença em um relacionamento! Adorei seu comentário e também acredito que o amor é a maior ferramenta de aprendizado e crescimento que o ser humano pode ter! E neste aspecto, de deixar o outro ir, ainda tenho muito a aprender, pois não é fácil nos despedir de quem amamos! Tenho muito a aprender com você, minha amiga!
Que Deus continue abençoando sempre o seu casamento!!
Um grande beijo

Lucimara Fernandes disse...

Ká,
Obrigada, querida!
E eu amo os seus comentários e contar com a sua participação no blog!
Grande beijo!

Estante Velha disse...

"Isso que chamamos, talvez por engano, de amor." C.F.Abreu

Se sobre coisas simples e práticas da vida, muitas vezes não conseguimos compreender o outro, imagina em uma abstração, tão cheia de significados quanto o amor.
Belo texto, leva a reflexão, parabéns.

Anônimo disse...

Eu me amo, só assim poderei amar alguém.Amo meus amigos e filhos, cada qual com a sua proporção. Observo ainda, que em muitos casos, as pessoas amam os espelhos, e tentam fazer desse reflexos seus ideias da figura do outro. Eu já amei demais, me ferrei demais, NÃO DÁ MAIS. Mas acredito no amor, no amor verdadeiro de um cachorrinho pelo seu companheiro humano (não falo dono, seria muito cruel) Nunca fique a espera de um Príncipe Encantado, eles não existem. Beijão, Lú.
André Bianc

Lucimara Fernandes disse...

Oi Rafa!!
Adorei sua colocação e saber que passou por aqui! Realmente, o amor é inexplicável... Mas refletir sobre ele nos ajuda a crescer! E se consegui provocar uma reflexão posso dizer que atingi o meu objetivo!
Muito obrigada pela participação!
Grande beijo!

Lucimara Fernandes disse...

Andrézito!
Para um poeta, você está muito amargo... rs. Que revolta é esta? Dizer que não dá mais?? Como diz a música, "qualquer maneira de amor vale a pena", então, se ama seus filhos, amigos e o seu cachorrinho, como diz, está valendo!!
Quanto ao príncipe encantado, você está enganado... Ele existe sim!! Não se preocupe, um dia eu escrevo este conto de fadas!! rs.
Beijos e muito AMOR para você!!!

Regina disse...

Entendo que o "amor verdadeiro" é difícil de se achar por aí.Quase nunca estamos dispostos a aceitar e muito menos mudar o modo de ser e de viver em favor do outro.
Pelo simples fato de que não "nos" amamos o suficiente e quem não ama a si não pode amar o outro.
Por isso qualquer maneira de amor vale a pena pq o de verdade ainda está muito longe de sentirmos.Pra mim basta o bem querer, o respeito mútuo,a admiração e a alegria de se estar junto.Bjs linda!!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Regina!!
Como, neste caso, não existe uma regra, o importante é ser feliz! E quando estamos felizes proporcionamos felicidade para quem está ao nosso lado, assim, todo mundo fica feliz!! rs
Adorei sua participação!! Espero contar com seus comentários daqui pra frente!! rs.
Grande beijo!