domingo, 17 de junho de 2012

Inversão de Valores - Parte III

Sobre morar no Vale do Paraíba

Mais uma vez, eu acho que está havendo uma inversão de valores pela mídia e pelo jornalismo que, a cada dia mais, vem querendo nos convencer de que morar no Vale do Paraíba está ficando perigoso devido ao aumento da violência na região. Realmente, o crescimento populacional seguido pela falta de investimentos em educação, geração de emprego e renda, e de segurança pública, infelizmente, favorece o aumento das estatísticas de violência e crime em qualquer região, não só no Vale do Paraíba, como nos grandes centros urbanos, nas capitais, por todo o país e no mundo. Este não é um problema isolado. E muito menos quer dizer que não valha a pena morar aqui, muito pelo contrário.

Morar no Vale do Paraíba é um privilégio, além da ótima localização (eixo RJ-SP), a região é cercada pelas Serras do Mar e da Mantiqueira, oferecendo diversas opções de turismo tanto na montanha quanto no litoral. E aonde quer que você vá está sempre apreciando a paisagem da Mantiqueira ao fundo, de qualquer ponto da cidade, como uma verdadeira moldura da paisagem, que se transforma em um espetáculo à parte.

Para quem curte esportes a região oferece diversas oportunidades, desde voos de asa delta e paraglider no Pico Agudo, em Santo Antonio do Pinhal, ou mesmo de balão, em Pindamonhangaba, como também rafting, em São Luiz do Paraitinga, campo de paintball, em Tremembé, pista de mountain bike, em Taubaté, e passeios por trilhas de quadriciclo, em Campos do Jordão, entre outras atividades. Mas não se preocupe, se você não é adepto aos esportes radicais aqui no Vale há opções para todos os gostos, como trilhas para caminhadas em São Francisco Xavier, escalada da Pedra do Baú ou pesca de trutas, em São Bento do Sapucaí, ou simplesmente correr ou pedalar pela região que oferece áreas planas e também elevadas para treinar seu condicionamento.

Já para aqueles que preferem o turismo cultural não podem perder os festivais da região, como os de Literatura, de Inverno, de Primavera, de Gastronomia, de Música, de Cinema, e outros mais específicos, que acontecem durante todo o ano pelas diversas cidades do Vale do Paraíba. Além do turismo religioso que atraí tantas pessoas à Aparecida e Guaratinguetá, para visitas aos santos da região, Nossa Senhora Aparecida e Frei Galvão. A região também é berço de grandes artistas e tem muita influência na história do Brasil, por isso oferece muitos ateliês e museus a serem visitados. Só em Taubaté, contamos com dois grandes ícones da cultura, como Monteiro Lobato e Amacio Mazaroppi, que dispensam apresentações, mas que têm seus próprios museus para contar suas histórias. Sem contar os grandes talentos, ainda desconhecidos ou populares apenas aqui na região, da música, da literatura, da pintura, da cerâmica, do artesanato e diversos gêneros das artes.

Como podemos ver a região é rica em opções e tem muito mais coisas boas a mostrar que apenas a criminalidade. O que me incomoda é que a mídia até mostra um pouco dessa nossa riqueza, mas valoriza muito mais os problemas do que os atrativos que a região oferece. Ontem mesmo, durante uma conversa informal, percebi que as pessoas estão começando a ficar com medo de sair de casa, devido à violência. E no meio desta conversa, percebi que, muitas vezes, influenciados por esta onda de medo, deixamos de fazer muitas coisas, como caminhar ou pedalar à noite, ou de viajar, por receio de deixar a casa fechada, por medo de assalto. 

Entendo o trabalho da imprensa e sei da importância de se divulgar os fatos para que as providências sejam tomadas, não estou dizendo que o problema da violência deve ser ignorado, realmente, ele precisa ser resolvido, ou no mínimo, reduzido. É importante que cada cidadão fique atento e procure se prevenir, evitando situações de riscos. Mas o que não podemos permitir é que o medo da violência nos impeça de viver bem, de ter uma boa qualidade de vida e de usufruir da natureza e das diversas atrações que a nossa região nos oferece.

O Vale do Paraíba, ainda é, um ótimo lugar para se viver e morar.


Um comentário:

danilo ( alma do bem ) disse...

Um dos motivos de minha volta para o vale do Paraíba, foi pelo fato de estar no Eixo de diversas opções, Litoral Norte, Campos do Jordão, eixo Rio - São Paulo, e tantas outras expectativas.....mais tudo isso também me vê que imóveis para compra e alugueis estão um absurdo, e muitos estão totalmente sem a noção de preços....e também o fato da criminalidade estar crescendo, para mim enquanto a lei for a favor dos menores as coisas não irão mudar ...mais no resumo, temos mais opções para se distrair, curtir e viver ...que ficarmos presos em casa.....bjão