sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Tempo disponível...

Sempre gostei de escrever... Sempre gostei de refletir sobre o tempo...  E muitas vezes usei o meu tempo para unir tudo isso nos meus textos.... Quem me acompanha neste blog sabe disso... Mas apesar de já fazer um bom tempo que não faço nenhuma das duas coisas, hoje, algumas situações me fizeram parar para pensar e até mesmo achar um tempinho para sentar e escrever.

Hoje eu não quero falar sobre o tempo de duração das coisas, nem do Clima-Tempo, do CPTEC, do tempo meteorológico... Não quero falar do tempo histórico de determinado local, nem de certos povos, nem do passado, do presente ou do futuro da humanidade... Quero simplesmente falar sobre o tempo disponível que temos para realizar alguma atividade ou para dedicar a alguma pessoa... Mas que nem sempre o usamos como deveria... Ou nem mesmo percebemos que temos este tempo ou que podemos criar uma oportunidade para que ele passe a existir...

Hoje, não por acaso, me deparei com uma frase de Mario Sergio Cortella (filósofo que eu adoro ouvir falar e sempre encontro tempo para ler os seus livros), que me inspirou a sentar e escrever... A frase diz uma coisa óbvia, mas que muitas vezes passa despercebida:

“Quando você diz que não tem tempo para algo é porque aquilo não é prioridade!”

Sem refletir muito percebemos que ele tem completa razão! Pois quando a gente quer de fato fazer alguma coisa, ir a algum lugar ou encontrar alguma pessoa a gente simplesmente dá um jeito e faz o negócio acontecer.

Na verdade, se pararmos para pensar, ter tempo é uma questão de interesse! E não ter tempo, falta de interesse. Entre muitos casais falta tempo para discutir a relação porque determinados assuntos exigem esclarecimentos, mudança de postura, novas atitudes e muitas vezes geram consequências desagradáveis... No ambiente de trabalho a falta de tempo se tornou uma ferramenta para não resolver problemas, não atender às exigências, não cumprir ordens, não ouvir críticas, enfim, para continuar tudo como sempre foi, mesmo quando a situação beira o caos... A falta de tempo também serve como desculpa para não mudar a nossa vida, apesar de tudo aquilo que nos incomoda e queremos mudar, mas vivemos adiando...  Como mudar de emprego, melhorar a qualidade de vida, começar uma reeducação alimentar, voltar a praticar atividades físicas, viajar, estudar, casar, ou comprar uma bicicleta... Enfim, mesmo quando a falta de tempo nos impede de realizar os nossos sonhos...

E é justamente neste ponto que eu queria chegar! Não podemos permitir que a correria do dia a dia nos torne cegos para perceber que nós sempre poderemos criar tempo para realizar tudo aquilo que desejamos e sonhamos... Que precisamos ser flexíveis com a nossa rotina para lidar com as prioridades de uma maneira que sempre haja tempo para estar com a família, com os amigos e com a gente mesmo, afinal, todos nós precisamos de privacidade, de um tempo para fazer coisas que só fazemos sozinhos, como ler, rezar, refletir e até mesmo dormir, porque o nosso corpo precisa de descanso e a nossa alma de paz!


Precisamos de tempo disponível para as pessoas que amamos, para amar a nós mesmos e para amar a vida... Precisamos de tempo disponível para ser feliz!


Um comentário:

Anônimo disse...

Vdd...precisamos remanejar prioridades, para criar oportunidades! !